domingo, 10 de julho de 2011

O PERFEIRO SACRIFÍCIO - Parte: II

Quando Deus fala no Novo Testamento em Mateus (10.38-39), sobre tomar a cruz e seguir ao Senhor Jesus, bem como perder a vida pela sua causa, é pagar o preço do sacrifício. Ninguém é capaz de sacrificar sem ter absoluta certeza daquilo que espera conquistar, daí a razão do sacrifício ter dois aspectos principais: o espiritual e o material. O aspecto espiritual diz respeito à fé, pois “Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem”. (Hb. 11.1)

A fé é a afirmativamente a alma do sacrifício. Qualquer que seja o sacrifício, a fé é a sua fonte geradora. É a fé que estimula; sem ela não pode haver o perfeito sacrifício. Por exemplo, um estudante nunca sacrificaria noites de sono, domingos e feriados, debruçados sobre seus livros escolares, se não tivesse imbuído de fé de resultado futuro; um lavrador sensato jamais sacrificaria sua semente sobre a terra se não tivesse certeza absoluta de uma colheita abundante; o investidor financeiro jamais arriscaria o seu capital se não acreditasse nos juros; o trabalhador não trabalharia o dia todo e todo o mês, se não tivesse fé de receber o seu salário.; os jovens nunca sacrificariam sua individualidade se não tivessem fé de constituir uma família feliz!

Percebemos que em todas as áreas da vida humana, a fé é fundamental. Se não houvesse fé, não haveria amor nem esperança; não haveria casamento nem família; não haveria vida com Deus; enfim, não haveria ordem na sociedade e muito menos sociedade. Esse mundo seria um caos total.

O aspecto material do sacrifício é o elemento a ser sacrificado. No Antigo Testamento era comum oferecer a Deus animais ou frutos da terra. A Bíblia fala que Deus se agradou da oferta de Abel, mas não se agradou da oferta de Caim. Por quê? A de Abel tipificava o sacrifício do Senhor Jesus, em que o Cordeiro de Deus seria sacrificado para remissão dos pecados da humanidade. O sacrifício do reino vegetal era apenas uma simples oferta , que não sacrificada, simbolizava o Filho de Deus.

2 comentários:

  1. Na fé podemos fazer a vontade de Deus se cumprir sobre a nossa vida! A cada dia quero estar imbuído da fé que Gideão estava.

    ResponderExcluir
  2. É verdade! O amor, a esperança e a fé é tudo... sacrifício maior o Senhor fez no calvário!

    ResponderExcluir