sábado, 18 de junho de 2011

A revolta de Abraão


Graças a sua santa revolta diante de Deus; Abraão obteve a grandeza de visão das estrelas no céu.

Durante muitos anos, Abraão vinha seguindo a direção divina. Mas, a certa altura, quando o medo de sua fama, por ter vencido cinco reis com apenas 318 homens, invadiu seu coração. Pois, pensava consigo: os povos das regiões vizinhas vão pensar que quero imperar sobre suas terras. Certamente irão se juntar contra mim.

Essa preocupação tomou conta de Abraão e o terror se aposou dele. Foi, então, que o Senhor lhe apareceu e disse:

“Não temas, Abrão, Eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.” (Gn 15.1).

Mas ao invés de cobrar ânimo com tais palavras, Abraão logo manifestou a revolta que há muito tempo trazia no peito: “ Senhor Deus , que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? (...) A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro.” (GN 15 2.3).

A meu ver, tais palavras soam muito duras diante de Deus. Parace-me que naquele momento Abraão estava pronto para o tudo ou nada, vida ou morte. Quem era ele para dirigir-se assim ao Senhor Deus?! É como se o barro estivesse falando com o oleiro: estou cansado de manuseado, faz logo de mim um vaso ou então... Jogue-me fora! Pura má criação falta de respeito falta de reverência. Enfim, revolta mesmo! Por outro lado, aos olhos de Deus, o sentimento era perfeitamente plausível, já que ele vinha Lhe obedecendo a Palavra há muito tempo, e seu grande sonho ainda não tinha sido concretizado. O Senhor e somente o Senhor compreendia sua angústia.

Além disso, aquela manifestação de “má criação santa”, e na verdade expressava sua força em Deus. Mostrava sua real dependência d‘ Ele. E isso era altamente positivo e agradava a Deus. Creio que essa experiência de Abraão, bem como a de Gideão inspirou o escritor aos Hebreus escrever: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus,porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que O buscam.” (Hb 11.6).

Além disso, nota-se o fato de que realmente dependia do cumprimento da promessa que o Senhor lhe havia feito muitos anos atrás. De ti farei uma grande nação. Ora, o anseio de Abraão tem de ser o mesmo daqueles que têm de ser o mesmo daqueles que se predispõem a salvar almas. Aquele filho tão almejado de Abraão representa as almas tão almejadas por aqueles que têm verdadeira paixão pelas almas perdidas. A resposta de Deus a Abraão foi instantânea imediata... A isto respondeu-lhe logo o Senhor ...

Quantas orações têm sido feitas a Deus cujas respostas têm demorado tanto, não é verdade? Quantas vezes oramos tanto,jejuamos,fazemos vigílias e tudo mais por apenas uma única resposta de Deus!!! Por causa da revolta de Abraão, Deus logo o respondeu. Também graças à santa revolta diante do Anjo do Senhor é que Gideão foi escolhido para salvar o povo de Israel.

Penso que Deus permite chegarmos ao fundo do poço para despertar nossa fé sobrenatural e tornar possíveis nossos sonhos impossíveis.

3 comentários:

  1. Como diz a música do trazendo a arca é dificil escolher entre a fé e a razão... mais Abraão escolheu optar pela fé! Meu nome é Força Jovem REVOLTA!

    ResponderExcluir
  2. Muito forte a mensagem...... Abraão foi um homem integro e fiel à Deus!

    ResponderExcluir
  3. Muito forte a mensagem. Abraão em certo momento ficou preocupado, mais Deus lhe disse para que não temas, pois era o escudo e mesmo instante abraão arrancou uma revolta dentro do seu peito e partiu para o tudo ou nada. É assim devemos manisfesta nossa revolta, mesmo que venha as dificuldades, o desanimo, temos que partir pra cima do diabo. Deus abençoe a todos!!!

    ResponderExcluir